SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número125Resistir é viver. Notas sobre a luta política das mulheres curdas por uma sociedade antipatriarcal no século XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

HARO, Fernando Ampudia de  y  GASPAR, Sofia. Racionalidade política neoliberal e regime fiscal: o caso dos Residentes Não Habituais. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.125, pp.5-28.  Epub 30-Sep-2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.11878.

Este artigo analisa o regime fiscal dos Residentes Não Habituais (RNH) sob uma perspetiva sociológica. Esta análise exige uma dupla reflexão: por um lado, explorar as condições sociais existentes para o seu aparecimento; e por outro, estudar a racionalidade política e o tipo de subjetividade individual que o sustenta. Tal reflexão apoia-se, metodologicamente, nos pressupostos dos estudos da governamentalidade foucaultiana. O artigo estrutura-se segundo três momentos concretos: 1) caracterização e análise da evolução dos beneficiários do regime RNH; 2) análise do surgimento deste regime no âmbito da crise financeira de 2008; e 3) definição da racionalidade política que inspira o regime. Conclui-se que o regime RNH é um programa concebido segundo padrões de racionalidade política neoliberal, para além de constituir um procedimento de reprodução dessa mesma racionalidade, mediante a promoção de um modelo de “cidadão económico”.

Palabras clave : análise socioeconómica; benefícios fiscais; política neoliberal; regime fiscal; Residentes Não Habituais.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )