SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número125Esperança para lá do mar. Perceções do regresso a Espanha entre os imigrantes que procuraram repatriação assistida do México (1910-1930)O mar como uma fronteira, o mar como uma experiência: três filmes comprometidos artisticamente com a crise europeia das migrações índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

SIEGEL, Björn. “Going Down to the Sea”: a viragem marítima de David Ben-Gurion e as migrações judaicas para a Palestina sob mandato britânico, 1933-1948. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.125, pp.129-146.  Epub 30-Set-2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.12215.

Neste artigo, analisa-se o ensaio original “Going Down to the Sea”, de David Ben-Gurion, escrito em 1937. No artigo, estuda-se o contexto histórico da proclamação marítima de Ben-Gurion e discute-se o interesse crescente da Organização Sionista em relação ao mar como lugar de poder e influência. Demonstra-se como uma conquista judaica do mar influenciou o movimento nacional judaico em geral e o sionismo trabalhista em particular. Além disso, mostra-se também como os sionistas propagaram uma reivindicação legítima e nacional sobre a terra e o mar da Palestina e contrabalançaram as narrativas árabe e britânica que questionavam a livre imigração judaica para o país. Assim, examina-se a viragem marítima judaica que ganhou influência após a publicação do ensaio de Ben-Gurion e afetou os discursos sobre a imigração judaica para a Palestina sob mandato britânico.

Palavras-chave : David Ben-Gurion; imigração; judaísmo; Mediterrâneo; Palestina.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )