SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número126A saída do Reino Unido da União Europeia. Um acordo tirado a ferrosLos derechos humanos frente al espejo. Narrativas de mujeres sin hogar en el ejercicio de sus capacidades índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

BABO, Isabel. Ativismo em rede e espaço comum. As mobilizações globais de protesto pelo clima. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.126, pp.25-46.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.12398.

A partir das manifestações de protesto globais contra as alterações climáticas, que constituíram uma causa comum, a questão que se coloca é em que medida se assiste à emergência de um “espaço comum”, para a formação do qual contribuem as possibilidades comunicacionais e de mobilização trazidas pelas conexões digitais. Os conceitos de espaço comum tópico e metatópico (Taylor) e de relações “atópicas” (Di Felice) nos contextos digitais são examinados e aplicados às manifestações. As redes digitais tiveram um papel importante nas mobilizações e estas criaram um “espaço comum tópico” em coexistência com relações digitais atópicas. Considera‑se que há a formação de uma “atenção conjunta” e de uma causa comum global. Assim como há condições para a formação do comum, na atualidade, com intervenção do ativismo em rede, o que permite pensar o “espaço comum” - e será esse o maior contributo deste artigo - nessa ecologia relacional.

Palavras-chave : alterações climáticas; ativismo; movimentos de contestação; redes de comunicação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )