SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número126Vida cotidiana y experiencias morales de un grupo de jóvenes en conflicto con la ley en Santiago, ChilePossibilidades de consumo dos espaços de aparição, partilhas de gênero e performatividades índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

MARTINS, Dilermando Aparecido Borges; PREUSS, Lislei Teresinha  e  SILVA, Silmara Carneiro e. Uma análise da Política Nacional de Saúde Integral LGBT à luz do conceito gramsciano de Estado ampliado. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.126, pp.91-112.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.12438.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no contexto das políticas públicas de saúde no Brasil e à luz da teoria do Estado ampliado de Antonio Gramsci, abrangendo as categorias Estado, Políticas Públicas e Saúde. Trata‑se de uma pesquisa bibliográfica de caráter histórico e crítico. Para tanto, retrata‑se o conceito gramsciano de Estado ampliado, aborda‑se a Reforma Sanitária e, por fim, analisa‑se a instituição da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, especialmente a partir do conceito de vulnerabilidade no contexto das políticas públicas de saúde. Neste cenário, à luz da teoria gramsciana, depreende‑se que a sociedade civil assume um papel importante na construção de políticas públicas para a população LGBT.

Palavras-chave : Brasil; Estado‑nação; LGBT; políticas de saúde; vulnerabilidade social.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )