SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número126Uma análise da Política Nacional de Saúde Integral LGBT à luz do conceito gramsciano de Estado ampliado“Homens de verdade” e a patologização das identidades trans índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

CASADEI, Eliza Bachega  e  MENDONCA, Andrey Albuquerque. Possibilidades de consumo dos espaços de aparição, partilhas de gênero e performatividades. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.126, pp.113-132.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.12455.

A partir de uma reflexão sobre a constituição do espaço como um campo das lutas por reconhecimento, o objetivo do presente artigo é estudar as possibilidades diferenciais do consumo de espaços de aparição para homens e mulheres na Igreja Hillsong. Analisaremos como os seus valores religiosos em relação aos gêneros se materializam menos no conteúdo da enunciação do que na performatividade da constituição dos espaços em que o gênero pode ser enunciado. Recorrendo à Análise Crítica do Discurso, estudaremos a representação dos espaços nas imagens publicadas em 2019 no perfil do Instagram da Hillsong São Paulo a partir de um recorte de gênero. Os espaços diferenciais de aparição nesta Igreja são não apenas um modo de organização dos corpos em assembleia, mas um conjunto vivo de relações, que performativamente instrumentaliza os modos de aparição autorizados e podem ser interpretados como espaços morais de aparição de gênero.

Palavras-chave : desigualdade de género; instituições religiosas; práticas religiosas; representação de género.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )