SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número126Possibilidades de consumo dos espaços de aparição, partilhas de gênero e performatividades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

SOARES, Matilde; RODRIGUES, Liliana  y  NOGUEIRA, Conceição. “Homens de verdade” e a patologização das identidades trans. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.126, pp.133-150.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.12468.

Este artigo procura fazer uma revisão teórica que evidencie como os modelos biomédicos acerca das transexualidades são limitadores para as identidades trans e para a possibilidade de existências mais livres. Pretende‑se, assim, explorar como estes discursos essencialistas e patologizadores se concretizam, particularmente nas vivências de homens trans, através da pressão para se conformarem com modelos hegemónicos de masculinidade - o que os pode levar a afirmar expressões normativas e exacerbadas de masculinidade, de modo a serem socialmente reconhecidos como homens. Com isto, espera‑se ainda demonstrar como um modelo de autodeterminação abre possibilidades para o reconhecimento de uma multiplicidade de vivências fora das imposições às normas de género.

Palabras clave : binarismo de género; género e sexualidade; masculinidade; transexualidade.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )