SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número128Discurso, antagonismos e identidades durante a pandemia de COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

TELES, Nuno. Pandemia, crise económica e o novo papel do Estado. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2022, n.128, pp.15-38.  Epub 30-Set-2022. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.13429.

O presente artigo oferece uma análise de economia política da pandemia e das suas consequências socioeconómicas. Recusando a ideia de exogeneidade da crise, propõe-se encontrar as causas da pandemia na presente organização da economia internacional, liberalizada, financeirizada e dominada por empresas multinacionais monopolistas. É também partindo desta caracterização que se escrutinam alguns mecanismos causais por detrás da crise económica global e dos inéditos recursos mobilizados pelos Estados no combate a esta crise, ainda que assimetricamente distribuídos entre o centro e a periferia capitalistas. Através da análise das possíveis consequências desta crise, em particular no que diz respeito à reconfiguração estatal, recusa-se a ideia de fim do neoliberalismo e procuram-se pistas para a sua eventual superação.

Palavras-chave : economia política; Estado; multinacionais; neoliberalismo; pandemia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )