SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número128Discurso, antagonismos e identidades durante a pandemia de COVID-19La percepción del riesgo de contagio por COVID-19 y su efecto en los comportamientos de protección de la salud en contextos de salutogénesis índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

KUBAI, Anne. A abordagem da Suécia à COVID-19 no contexto de uma autoimagem nacional equilibrada. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2022, n.128, pp.61-88.  Epub 30-Set-2022. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.13440.

No início da pandemia, a Suécia seguiu um caminho diferente dos seus vizinhos nórdicos e de muitos outros países, nomeadamente ao não implementar um “confinamento em massa forçado” ou aplicar restrições rigorosas. Este artigo examina a estratégia nacional sueca de reposta à COVID-19. Esta pesquisa procura abordar até que ponto os conceitos subjacentes de “ethos” e “tradição” suecos influenciaram ou moldaram a estratégia nacional para evitar o confinamento em massa forçado durante a pandemia. Para o evitar, de forma a controlar a propagação de COVID-19 o governo sueco apresentou uma série de medidas variadas, tanto “voluntárias e juridicamente vinculativas”. A estratégia utilizada pela Autoridade de Saúde Pública baseou-se em noções de “responsabilidade individual” e “confiança mútua” entre o governo e os cidadãos. As diretrizes eram muitas vezes ambíguas e deixadas à interpretação pessoal de cada indivíduo.

Palavras-chave : Autoridade de Saúde Pública; confiança mútua; COVID-19; responsabilidade individual; Suécia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )