SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número128La percepción del riesgo de contagio por COVID-19 y su efecto en los comportamientos de protección de la salud en contextos de salutogénesisEtnografia online sobre uma associação de pessoas reformadas em Portugal - O Facebook como meio de participação política em tempo de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

JOSE, José Manuel Sousa de São et al. “Fui… colocado numa jaula”: a experiência de confinamento domiciliário no contexto da COVID-19 entre adultos mais velhos que vivem sozinhos em Portugal. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2022, n.128, pp.111-134.  Epub 30-Sep-2022. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.13468.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo sobre o modo como adultos mais velhos a residirem sozinhos em Portugal experienciaram o primeiro confinamento domiciliário no contexto da pandemia de COVID-19 em 2020. O confinamento domiciliário foi marcado por experiências negativas, com exceção de um participante que teve uma combinação particularmente favorável de recursos e circunstâncias. As experiências negativas envolveram perdas em diversas áreas, como a privação de atividades fora de casa, de independência e de interações sociais presenciais. Perder as atividades fora de casa e a independência promoveu uma sensação de aprisionamento, enquanto a perda de interações sociais cara a cara desencadeou um sentimento de solidão física. Considerando as potenciais implicações negativas destas perdas, é crucial criar soluções inovadoras que possam mitigá-las em futuros confinamentos.

Palabras clave : confinamento; COVID-19; famílias unipessoais; perda; solidão.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )