SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número128Etnografia online sobre uma associação de pessoas reformadas em Portugal - O Facebook como meio de participação política em tempo de pandemia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

CALEIRAS, Jorge; CARMO, Renato Miguel do; ROQUE, Isabel  e  ASSIS, Rodrigo Vieira de. Nas margens do emprego, no centro da pandemia: experiências de desproteção e vulnerabilidade social no Grande Confinamento. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2022, n.128, pp.159-182.  Epub 30-Set-2022. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.13518.

A insegurança permanente e a desproteção social tornaram-se estruturais no mercado de trabalho. A pandemia de COVID-19 revelou e agudizou estes processos, que se encontram na origem da acumulação de múltiplas vulnerabilidades socioeconómicas, relacionais e existenciais. O período de confinamento conduziu a situações de estagnação laboral e as desigualdades e vulnerabilidades, ainda decorrentes da Grande Recessão, agravaram-se através da dicotomia social entre os trabalhadores considerados essenciais e não essenciais. O artigo analisa as dinâmicas recentes deste fenómeno a partir das trajetórias de vida de trabalhadores em Portugal. Com base nestas experiências, recolhidas por meio de 53 entrevistas em profundidade e de um follow-up de 14 casos durante a pandemia, pretende-se refletir sobre os efeitos multidimensionais que emergem dos percursos de participação destas pessoas no mercado de trabalho.

Palavras-chave : pandemia; políticas públicas; precariedade laboral; proteção social; trajetórias de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )