SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número130Terras comunitárias em Portugal: entre o despovoamento e a perspetiva de desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

CARVALHO, Maria Irene de  e  PAOLETTI, Isabela. Proteção de migrantes menores não acompanhados em dois países da União Europeia: (re)agir ou ser (in)diferente?. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2023, n.130, pp.5-26.  Epub 30-Maio-2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.14400.

Apesar da União Europeia ser um espaço de valores democráticos e de justiça social, continua a ser um espaço simbólico de muros e fronteiras entre os países no que diz respeito aos menores não acompanhados. Menores migrantes não acompanhados e crianças separadas são um grupo de risco que tem direitos reconhecidos a proteção especial, mas esses direitos nem sempre são reconhecidos na prática. Este artigo descreve criticamente algumas das principais políticas de proteção de menores migrantes não acompanhados e programas nacionais em dois países europeus: Itália e Portugal. Com base na literatura e em legislação pertinente, este estudo exploratório destaca criticamente as vias de proteção e integração de menores migrantes não acompanhados. É importante ativar políticas inclusivas, consistentes e duradouras que garantam proteção especial real aos menores migrantes não acompanhados.

Palavras-chave : Itália; menores estrangeiros desacompanhados; política migratória; Portugal; proteção de menores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )