SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número130Os cinco trabalhos de uma periferia europeia: a economia portuguesa em tempos convulsos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

SIMONAZZI, Annamaria. A vulnerabilidade estrutural da União Europeia num ambiente geopolítico em mudança. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2023, n.130, pp.81-100.  Epub 31-Maio-2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.14460.

Após várias décadas de integração e alargamento económico, as divergências têm vindo a aumentar na União Europeia, com as regiões e os Estados-Membros mais fracos a ficarem atrás dos seus homólogos mais fortes. O artigo argumenta que as causas estruturais desta divisão crescente são explicadas em termos de trajetórias divergentes de economias interdependentes com diferentes capacidades produtivas. No processo de integração europeia, os países periféricos do Sul foram expostos a políticas e choques macroeconómicos que, embora aparentemente neutros, geraram efeitos diversos e crescentes disparidades regionais. Desde a formação da União Económica e Monetária em 1992, alguns acontecimentos representaram marcos importantes no processo de divergência, como a adesão da China à Organização Mundial do Comércio, a orientação da indústria alemã para Leste, a crise financeira e da dívida soberana de 2008 e a subsequente austeridade. Na parte final, o artigo avalia se é provável que novas divisões surjam no novo contexto global desencadeado desta vez pela pandemia de COVID-19 e pela guerra Rússia-Ucrânia.

Palavras-chave : disparidade regional; integração europeia; política industrial; relações centro-periferia; União Económica e Monetária.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )