SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número130O regime de desigualdade português: muitas contradições, múltiplas pressões índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

GUERREIRO, Luis André Carraça  e  MARQUES, Paulo Miguel dos Santos. A regulação das plataformas no setor de transporte de passageiros em Portugal e Espanha: estratégias diferentes, coligações diferentes. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2023, n.130, pp.157-190.  Epub 31-Maio-2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.14486.

O Trabalho em Plataformas Digitais (TPD) faz parte de uma nova fase do capitalismo, em que plataformas digitais monopolistas usam algoritmos para mediar a oferta e a procura de trabalho. À medida que o TPD cresce, aumenta a percentagem de trabalhadores atípicos no mercado de trabalho e os Estados da União Europeia são pressionados para a sua regulação, mas as estratégias adotadas são diferentes. É o caso da regulação do TPD no setor do transporte de passageiros aprovada pelos governos de Portugal e Espanha. Este artigo faz uma análise comparativa destes casos de estudo, baseada em debates parlamentares e notícias nos média. Argumentamos que os partidos de centro-esquerda, que lideravam os governos em ambos os países, adotaram uma estratégia de regulação diferente porque têm conceções de solidariedade diferentes.

Palavras-chave : plataformas digitais; política laboral; regulação do trabalho; transporte de passageiros.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )