131Cuestiones éticas en los servicios sociales en España: un estudio de caso 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

MACHONISSE, Tânia    RIBEIRO, Orquídea Moreira. A música rap de Azagaia: protestar contra injustiças sociais em Moçambique. []. , 131, pp.73-96.   30--2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.14768.

^a

Este estudo pretende enquadrar o rap moçambicano dentro de uma perspetiva revolucionária que usa a língua portuguesa com moçambicanismos como veículo de construção de um discurso identitário em jovens com pensamento crítico e criativo sobre a realidade democrática moçambicana, permitindo a (re)construção da memória coletiva das experiências vividas num mundo globalizado. O estudo parte do debate sobre o lugar da língua portuguesa e das línguas bantu no rap produzido em Moçambique, e o papel deste como marco identitário da cultura moçambicana na sua relação com a memória coletiva. Oferece-se uma análise de conteúdo de quatro músicas do rapper moçambicano Azagaia, utilizando duas categorias de análise: (1) o rap como espaço de ação promotor de um projeto alternativo de governação em Moçambique e (2) o rap como veículo de vocalização da memória coletiva sobre injustiça social em Moçambique.

^lpt^a

This study intends to frame Mozambican rap within a revolutionary perspective that uses the Portuguese language with “Mozambicanisms” as a vehicle for the construction of an identity discourse in young people with critical and creative thinking about Mozambican democracy. This allows for the (re)construction of a collective memory of experiences lived in a globalized world. This study springs from the debate about the place of the Portuguese and Bantu languages in the rap music produced in the country and its role as an identity framework for Mozambican culture in its relationship with collective memory. A content analysis of four songs by the Mozambican rapper Azagaia was carried out, using two categories of analysis: (1) Rap as a space of action promoting an alternative project of governance in Mozambique and (2) Rap as a vehicle of vocalization of collective memory about social injustice in Mozambique.

^len^a

Cette étude vise à encadrer le rap mozambicain dans une perspective révolutionnaire qui utilise la langue portugaise avec les « mozambicanismes » comme véhicule de construction d’un discours identitaire chez des jeunes dotés d’une pensée critique et créative sur la réalité démocratique mozambicaine, permettant la (re)construction de la mémoire collective d’expériences vécues dans un monde globalisé. L’étude part du débat sur la place de la langue portugaise et des langues bantoues dans le rap produit au Mozambique, et son rôle comme marqueur identitaire de la culture mozambicaine dans sa relation avec la mémoire collective. Une analyse du contenu de quatre chansons du rappeur mozambicain Azagaia est proposée, en utilisant deux catégories d’analyse : (1) le rap comme espace d’action promouvant un projet de gouvernance alternative au Mozambique et (2) le rap comme véhicule de vocalisation de la mémoire collective sur les injustices sociales au Mozambique.

^lfr

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )