SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número131Transgressão e limites: intercetar as alternativas de género na vida socialCuestiones éticas en los servicios sociales en España: un estudio de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

MACHONISSE, Tânia  e  RIBEIRO, Orquídea Moreira. A música rap de Azagaia: protestar contra injustiças sociais em Moçambique. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2023, n.131, pp.73-96.  Epub 30-Set-2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.14768.

Este estudo pretende enquadrar o rap moçambicano dentro de uma perspetiva revolucionária que usa a língua portuguesa com moçambicanismos como veículo de construção de um discurso identitário em jovens com pensamento crítico e criativo sobre a realidade democrática moçambicana, permitindo a (re)construção da memória coletiva das experiências vividas num mundo globalizado. O estudo parte do debate sobre o lugar da língua portuguesa e das línguas bantu no rap produzido em Moçambique, e o papel deste como marco identitário da cultura moçambicana na sua relação com a memória coletiva. Oferece-se uma análise de conteúdo de quatro músicas do rapper moçambicano Azagaia, utilizando duas categorias de análise: (1) o rap como espaço de ação promotor de um projeto alternativo de governação em Moçambique e (2) o rap como veículo de vocalização da memória coletiva sobre injustiça social em Moçambique.

Palavras-chave : anticolonialismo; identidade nacional; justiça social; língua portuguesa; línguas bantu; memória coletiva; Moçambique; rap.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )