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Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

QUARTILHO, Manuel João; BECKER, Joana Proença    CARONA, Carlos. Democracia, humanidades e educação cívica. []. , 132, pp.3-26.   31--2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.15064.

Aceite a “crise permanente” das humanidades, são feitas considerações sobre as fraturas sociais e políticas nas sociedades ocidentais do pós-guerra. A crise da democracia e as redes sociais online são associadas a um prejuízo do bem comum, a um “caos” condicionado pela ausência de controlo sobre os fluxos informativos e pelos mecanismos de persuasão numa sociedade aberta. Neste contexto, é sugerida a utilidade potencial das humanidades e da educação liberal no aperfeiçoamento da democracia. É ainda sugerido que as humanidades médicas têm um papel na construção de um profissional de saúde eticamente vigilante, resiliente e interventivo. Finalmente, são expostas referências críticas à ideologia meritocrática da sociedade neoliberal, com reflexos negativos nos processos de quantificação e avaliação anónima na academia, bem como no estado de saúde dos seus profissionais.

: democracia; educação liberal; mecanismo de persuasão; meritocracia; sociedades ocidentais.

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