SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue132Democracy, the Humanities, and Civic EducationBrazilian Authoritarianism and the Daily Life of War author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

WOLKMER, Antonio Carlos. Repensando práticas de pluralismo jurídico na América Latina. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2023, n.132, pp.27-48.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.15103.

O artigo tem como objetivo discutir o pluralismo jurídico em perspetiva transformadora enquanto produto de práticas comunitárias, exercidas por coletividades sociais que buscam atender necessidades fundamentais. Assim, o problema é verificar se o pluralismo institucionalizado na região andina (Constituições do Equador e da Bolívia) se qualifica como um pluralismo jurídico transformador, autónomo do Estado, e com perfil comunitário autêntico. Ainda que essa premissa possa ser admitida, a questão essencial é: até que ponto sua força, validade e eficácia são satisfatórias dentro das instituições político-jurídicas? O resultado é o reconhecimento da dualidade do pluralismo jurídico, que não só tradicionalmente convive com o Estado, como se caracteriza como “subalterno” e limitado pelas imposições de uma cultura monista que se renova, mantendo resquícios coloniais. Utilizou-se para a discussão um aporte metodológico teórico-reflexivo de conteúdo crítico e sociojurídico, com bibliografia específica.

Keywords : Constituição política da Bolívia (2009); Constituição política do Equador (2008); constitucionalismo latino-americano; pluralismo jurídico; práticas comunitárias.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )