SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue132Rethinking Practices of Legal Pluralism in Latin AmericaThe Contexture of Grief: A Pragmatist Approach on the Continuity of Life after Violent Death Experiences in the City of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

UCHOA, Marcela da Silva  and  TEIXEIRA FILHO, Francisco Luciano. O autoritarismo brasileiro e a cotidianidade da guerra. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2023, n.132, pp.49-74.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.15109.

Neste artigo defende-se que o estado de guerra que permeia a sociabilidade urbana brasileira não é uma mera analogia, mas um movimento próprio do sistema democrático burguês. Com base na proposta teórica de Agamben, busca-se revelar o modelo violento de manter a dicotomia amigo-inimigo e como isso se manifesta nos conflitos urbanos brasileiros, principalmente no caso do Rio de Janeiro. Por fim, apresenta-se o recrudescimento da violência através dos fascismos social e aberto, que tendem a intensificar a guerra urbana. Consequentemente se estabelece uma crítica à esquerda brasileira, que tem se mostrado incapaz de dar respostas a esse fenômeno típico.

Keywords : democracia liberal; estado de exceção; fascismo; violência urbana; Rio de Janeiro (Brasil).

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )