132El acceso a tecnologías de asistencia por parte de personas con discapacidad: una mirada crítica en la perspectiva de la “inclusión productiva” 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

TALONE, Vittorio. O encadeamento do luto: uma abordagem pragmatista da continuidade da vida após o contato com a morte violenta na cidade do Rio de Janeiro. []. , 132, pp.75-98.   31--2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.15123.

A partir de um trabalho de campo com dois grupos distintos de apoio que oferecem suporte a pessoas que tiveram contato com uma “morte violenta”, analisam-se as diferentes dimensões e características de suas vidas que compõem o luto. Mobilizando uma abordagem pragmática e pragmatista, sugere-se que existem diferentes fases/âmbitos (não lineares) marcados por um trabalho em grupo sobre a lembrança pessoal e sobre as sensações íntimas, cujo objetivo é fazer a pessoa enlutada enxergar possibilidades de futuro em sua vida. Passa-se dos rompimentos com hábitos passados causados por um evento marcante à investigação de novas potencialidades de ação, em que se almeja a construção de novos hábitos estáveis. Mostra-se como a transformação das sensações e o engajamento em atividades coletivas também compõem esse período indefinido de “provação de vida”, qualificado como luto pelas pessoas dos grupos estudados.

: grupos de apoio; luto; memória; morte; pragmatismo; violência urbana.

        · |     · |     · ( pdf )