SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue132Access to Assistive Technologies by Persons with Disabilities: A Critical Look from The Perspective Of “Productive Inclusion”Between Poetry, Bodies and Cultural and Geographical Circuits: The Spatialization of Poetry Slam in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

BACHETI, Luciane; LOUREIRO, Armando  and  CRISTOVAO, Artur. Educação de jovens e adultos e desenvolvimento rural comunitário: um estudo em territórios quilombolas brasileiros. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2023, n.132, pp.121-144.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.15171.

O principal objetivo deste estudo foi o de compreender melhor como se articula a educação de jovens e adultos com processos de desenvolvimento comunitário rural numa comunidade quilombola brasileira. A pesquisa centrou-se na investigação-ação, implicou lideranças endógenas e agentes externos na produção de uma radiografia do território e a concretização de uma atividade educativa materializada no minicurso “Elaboração de roteiro turístico étnico de base comunitária”. Os fatores inibidores foram a infraestrutura e a logística, os horários incompatíveis com rotinas da comunidade, a falta de interesse político e os conflitos endógenos. No entanto, a educação de jovens e adultos quilombolas propiciou leituras do contexto comunitário, criou tempos/espaços favoráveis ao diálogo e desvelou pontos fortes que lhes possibilitam concretizar o desenvolvimento comunitário rural por meio da participação comunitária.

Keywords : acesso à educação; Brasil; comunidades quilombolas; comunidades rurais; desenvolvimento rural.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )