132El acceso a tecnologías de asistencia por parte de personas con discapacidad: una mirada crítica en la perspectiva de la “inclusión productiva” 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

BACHETI, Luciane; LOUREIRO, Armando    CRISTOVAO, Artur. Educação de jovens e adultos e desenvolvimento rural comunitário: um estudo em territórios quilombolas brasileiros. []. , 132, pp.121-144.   31--2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.15171.

^a

O principal objetivo deste estudo foi o de compreender melhor como se articula a educação de jovens e adultos com processos de desenvolvimento comunitário rural numa comunidade quilombola brasileira. A pesquisa centrou-se na investigação-ação, implicou lideranças endógenas e agentes externos na produção de uma radiografia do território e a concretização de uma atividade educativa materializada no minicurso “Elaboração de roteiro turístico étnico de base comunitária”. Os fatores inibidores foram a infraestrutura e a logística, os horários incompatíveis com rotinas da comunidade, a falta de interesse político e os conflitos endógenos. No entanto, a educação de jovens e adultos quilombolas propiciou leituras do contexto comunitário, criou tempos/espaços favoráveis ao diálogo e desvelou pontos fortes que lhes possibilitam concretizar o desenvolvimento comunitário rural por meio da participação comunitária.

^lpt^a

The study’s main objective was to better understand how to articulate youth and adult education and rural community development processes in a Brazilian quilombola community. The research was centred on action-research, involving endogenous leaders and external agents in the production of an overview of the territory and the implementation of an educational activity materialised in the mini-course “Elaboration of a Community-Based Ethnic Tourist Route”. The inhibiting factors were the infrastructure and logistics, the schedules found to be incompatible with community routines, the lack of political interest, and endogenous conflicts. However, education with quilombola youth and adults succeeded in providing readings of the community context, creating favourable times/spaces for dialogue, and unveiling strengths that enable them to achieve rural community development through community participation.

^len^a

L’objectif principal de cette étude a été de mieux comprendre comment articuler l’éducation de jeunes et d’adultes avec les processus de développement communautaire rural dans une communauté brésilienne quilombola. La recherche s’est centrée sur la recherche-action, impliquant des leaders endogènes et des agents externes dans la production d’une radiographie du territoire et la concrétisation d’une activité éducative matérialisée dans le mini-cours « Élaboration d’une route touristique ethnique de base communautaire ». Les facteurs inhibiteurs étaient l’infrastructure et la logistique, les horaires incompatibles avec les habitudes de la communauté, le manque d’intérêt politique et les conflits endogènes. Cependant, l’éducation de jeunes et adultes quilombolas a permis de comprendre le contexte communautaire, de créer des moments propices au dialogue, et de dévoiler les points forts qui leur permettent d’assurer le développement communautaire rural par le biais de la participation communautaire.

^lfr

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )