132El acceso a tecnologías de asistencia por parte de personas con discapacidad: una mirada crítica en la perspectiva de la “inclusión productiva” 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

BACHETI, Luciane; LOUREIRO, Armando    CRISTOVAO, Artur. Educação de jovens e adultos e desenvolvimento rural comunitário: um estudo em territórios quilombolas brasileiros. []. , 132, pp.121-144.   31--2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.15171.

O principal objetivo deste estudo foi o de compreender melhor como se articula a educação de jovens e adultos com processos de desenvolvimento comunitário rural numa comunidade quilombola brasileira. A pesquisa centrou-se na investigação-ação, implicou lideranças endógenas e agentes externos na produção de uma radiografia do território e a concretização de uma atividade educativa materializada no minicurso “Elaboração de roteiro turístico étnico de base comunitária”. Os fatores inibidores foram a infraestrutura e a logística, os horários incompatíveis com rotinas da comunidade, a falta de interesse político e os conflitos endógenos. No entanto, a educação de jovens e adultos quilombolas propiciou leituras do contexto comunitário, criou tempos/espaços favoráveis ao diálogo e desvelou pontos fortes que lhes possibilitam concretizar o desenvolvimento comunitário rural por meio da participação comunitária.

: acesso à educação; Brasil; comunidades quilombolas; comunidades rurais; desenvolvimento rural.

        · |     · |     · ( pdf )