SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Cooperação de pequenas e médias empresas (PME) de Turismo com stakeholders de turismo na região de Malopolska: uma abordagem da gestão de topo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

CALVO-MORA, Arturo; BERBEL-PINEDA, Juan Manuel; PERIANEZ, Rafael  e  SUAREZ, Eva María. Determinação dos Fatores de Atratividade Turística de uma Cidade. TMStudies [online]. 2011, n.7, pp.9-23. ISSN 2182-8458.

O primeiro objetivo deste trabalho é identificar ações que possam melhorar o atrativo turístico de uma cidade, ou mais concretamente da cidade de Sevilha, e em segundo lugar, avaliar a metodologia Concept Mapping quando se aplica na concetualizacão de construtos complexos como os associados à gestão turística. Esta metodologia combina informação qualitativa proporcionada por peritos e quantitativa obtida através de técnicas estatísticas multivariadas. Os resultados do trabalho sugerem, para além da validade e fiabilidade da metodologia, que o atrativo turístico de um destino pode ser melhorado através da implantação de um conjunto de planos de âmbito público e privado e que se encontram relacionados com o posicionamento turístico, a conciencialização dos residentes, o aproveitamento da riqueza cultural, patrimonial e social, assim como a melhoria tanto das infraestruturas como da gestão pública e privada do turismo.

Palavras-chave : Atrativo Turístico; Destino Turístico; Gestão Turística; Concept Mapping; Pattern Matching.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )