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Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458
Resumo
CALVO-MORA, Arturo; BERBEL-PINEDA, Juan Manuel; PERIANEZ, Rafael e SUAREZ, Eva María. Determinação dos Fatores de Atratividade Turística de uma Cidade. TMStudies [online]. 2011, n.7, pp.9-23. ISSN 2182-8458.
O primeiro objetivo deste trabalho é identificar ações que possam melhorar o atrativo turístico de uma cidade, ou mais concretamente da cidade de Sevilha, e em segundo lugar, avaliar a metodologia Concept Mapping quando se aplica na concetualizacão de construtos complexos como os associados à gestão turística. Esta metodologia combina informação qualitativa proporcionada por peritos e quantitativa obtida através de técnicas estatísticas multivariadas. Os resultados do trabalho sugerem, para além da validade e fiabilidade da metodologia, que o atrativo turístico de um destino pode ser melhorado através da implantação de um conjunto de planos de âmbito público e privado e que se encontram relacionados com o posicionamento turístico, a conciencialização dos residentes, o aproveitamento da riqueza cultural, patrimonial e social, assim como a melhoria tanto das infraestruturas como da gestão pública e privada do turismo.
Palavras-chave : Atrativo Turístico; Destino Turístico; Gestão Turística; Concept Mapping; Pattern Matching.