7 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

AGAPITO, Dora; OOM DO VALLE, Patrícia    MENDES, Júlio da Costa. Compreender a Recomendação Turística Através da Imagem do Destino: Uma Análise CHAID. []. , 7, pp.33-42. ISSN 2182-8458.

Apesar de os decisores reunirem esforços na gestão de uma imagem favorável ao destino, outros fatores concorrem na decisão dos turistas em revisitar o destino. A recomendação por parte de amigos e familiares, considerada a fonte de informação mais credível no processo de decisão de escolha do local de férias, deverá ser outra componente da fidelização a abordar. Este estudo visa perceber quais os atributos que explicam a intenção de recomendação do destino. Numa primeira fase, identificaram-se os atributos adequados para medir a imagem de Lagos (Algarve), enquanto importante destino de Portugal, através de questões abertas. Numa segunda fase, a aplicação da técnica de dependência chi-square automatic interaction detector (CHAID) a uma amostra de 379 turistas inquiridos permitiu identificar as variáveis que explicam a intenção de recomendação. Os resultados focam a importância da cultura, enfatizando a necessidade de diversificação da oferta dos destinos focada no sol e praia. Dos sete segmentos identificados pela análise CHAID, definiu-se o perfil dos turistas dos dois segmentos que correspondem a tendências opostas.

: Metodologia CHAID; Imagem do Destino; Recomendação; Turistas; Portugal.

        ·     ·     · ( pdf )