SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Cooperação de pequenas e médias empresas (PME) de Turismo com stakeholders de turismo na região de Malopolska: uma abordagem da gestão de topoDeterminantes para a Redução da Pobreza Através do Turismo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

AGAPITO, Dora; OOM DO VALLE, Patrícia  e  MENDES, Júlio da Costa. Compreender a Recomendação Turística Através da Imagem do Destino: Uma Análise CHAID. TMStudies [online]. 2011, n.7, pp.33-42. ISSN 2182-8458.

Apesar de os decisores reunirem esforços na gestão de uma imagem favorável ao destino, outros fatores concorrem na decisão dos turistas em revisitar o destino. A recomendação por parte de amigos e familiares, considerada a fonte de informação mais credível no processo de decisão de escolha do local de férias, deverá ser outra componente da fidelização a abordar. Este estudo visa perceber quais os atributos que explicam a intenção de recomendação do destino. Numa primeira fase, identificaram-se os atributos adequados para medir a imagem de Lagos (Algarve), enquanto importante destino de Portugal, através de questões abertas. Numa segunda fase, a aplicação da técnica de dependência chi-square automatic interaction detector (CHAID) a uma amostra de 379 turistas inquiridos permitiu identificar as variáveis que explicam a intenção de recomendação. Os resultados focam a importância da cultura, enfatizando a necessidade de diversificação da oferta dos destinos focada no sol e praia. Dos sete segmentos identificados pela análise CHAID, definiu-se o perfil dos turistas dos dois segmentos que correspondem a tendências opostas.

Palavras-chave : Metodologia CHAID; Imagem do Destino; Recomendação; Turistas; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )