SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue7The Integral Rural Tourism Experience from the Tourist’s Point of View: A QualitativeAnalysis of its Nature and MeaningSegmentation of the tourism market using the impact of tourism on quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

BOER, Diederik de; VAN DIJK, Meine Pieter  and  TARIMO, Laura. Parcerias negócios-comunidade: o link com o desenvolvimento do turismo local sustentável na Tanzânia?. TMStudies [online]. 2011, n.7, pp.75-90. ISSN 2182-8458.

Este artigo investiga se as Business-Community Partnerships (parcerias de negócio com a comunidade) podem facilitar o desenvolvimento do sector privado local em África. Este estudo oferece uma nova abordagem de tais parcerias, encarando-as sob a perspectiva de desenvolvimento do sector privado local, utilizando a análise da cadeia de valor. Focando-se na Tanzânia, este artigo analisa nove casos de parcerias de negócio com a comunidade, incluindo três parcerias de iniciativa de ONGs, três parcerias iniciadas em negócios e três casos em que não havia parceria explícita entre o negócio e a comunidade. Cinco efeitos do desenvolvimento do turismo são avaliados por essas parcerias, nomeadamente o acesso ao capital, às habilidades / conhecimentos, acesso a mercados, acesso a infra-estrutura e acesso a terra. Globalmente, o negócio iniciado com base em parcerias de negócio com a comunidade contribuiu positivamente para o acesso a mercados e a infraestruturas. As parcerias de iniciativa de ONGs contribuem positivamente para o acesso a terra e melhoraram em certos casos, o acesso a infra-estrutura e mercados. No entanto, a transferência adequada de conhecimentos de empreendedorismo e o acesso ao capital continuam muito insuficientes. Este estudo oferece uma nova abordagem ao olhar para as parcerias sob uma perspectiva de desenvolvimento do sector privado local, usando a análise da cadeia de valor.

Keywords : cadeias de valor; parcerias de negócio com a comunidade; turismo; África; Tanzânia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )