SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7A experiência turística rural integral do ponto de vista do turista: uma análise qualitativa da sua natureza e significadoSegmentação do mercado turístico usando o impacto do turismo na qualidade de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458

Resumen

BOER, Diederik de; VAN DIJK, Meine Pieter  y  TARIMO, Laura. Parcerias negócios-comunidade: o link com o desenvolvimento do turismo local sustentável na Tanzânia?. TMStudies [online]. 2011, n.7, pp.75-90. ISSN 2182-8458.

Este artigo investiga se as Business-Community Partnerships (parcerias de negócio com a comunidade) podem facilitar o desenvolvimento do sector privado local em África. Este estudo oferece uma nova abordagem de tais parcerias, encarando-as sob a perspectiva de desenvolvimento do sector privado local, utilizando a análise da cadeia de valor. Focando-se na Tanzânia, este artigo analisa nove casos de parcerias de negócio com a comunidade, incluindo três parcerias de iniciativa de ONGs, três parcerias iniciadas em negócios e três casos em que não havia parceria explícita entre o negócio e a comunidade. Cinco efeitos do desenvolvimento do turismo são avaliados por essas parcerias, nomeadamente o acesso ao capital, às habilidades / conhecimentos, acesso a mercados, acesso a infra-estrutura e acesso a terra. Globalmente, o negócio iniciado com base em parcerias de negócio com a comunidade contribuiu positivamente para o acesso a mercados e a infraestruturas. As parcerias de iniciativa de ONGs contribuem positivamente para o acesso a terra e melhoraram em certos casos, o acesso a infra-estrutura e mercados. No entanto, a transferência adequada de conhecimentos de empreendedorismo e o acesso ao capital continuam muito insuficientes. Este estudo oferece uma nova abordagem ao olhar para as parcerias sob uma perspectiva de desenvolvimento do sector privado local, usando a análise da cadeia de valor.

Palabras clave : cadeias de valor; parcerias de negócio com a comunidade; turismo; África; Tanzânia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )