SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue7Business-community partnerships: The link with sustainable local tourism development in Tanzania?Online Advertising in the Tourism Industry and its Impact on Consumers: A Study to Investigate Online Advertising Tools, the Degree of Usage and Customer Preferences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

CARNEIRO, Maria João  and  EUSEBIO, Celeste. Segmentação do mercado turístico usando o impacto do turismo na qualidade de vida. TMStudies [online]. 2011, n.7, pp.91-100. ISSN 2182-8458.

A qualidade de vida (qv) tornou-se uma questão central na vida das pessoas e a pesquisa sobre este assunto aumentou consideravelmente nas últimas décadas. No entanto, alguns dos estudos que têm sido realizados sobre qv adotaram apenas indicadores objetivos e a pesquisa sobre qv é ainda muito escassa em algumas áreas de estudo, como por exemplo no turismo. Além disso, a maioria dos estudos que têm sido realizados no turismo sobre qv focam-se na avaliação da qualidade de vida dos residentes de destinos e negligenciam a segmentação baseada na qv como uma ferramenta para segmentação de mercado. O objetivo deste estudo é colmatar algumas das limitações anteriormente referidas e, especificamente:(i) medir a perceção dos visitantes do impacte do turismo na sua qv através da adoção de indicadores subjetivos; e (ii) segmentar os visitantes com base nas perceções do impacte do turismo na sua qv. Os resultados do estudo revelam que o turismo é suscetível de ter um impacte mais positivo sobre os domínios psicológico e social da qv e que a qv é uma boa base para a segmentação do mercado turístico. Os visitantes que percecionam mais impactes positivos do turismo na sua qv diferem dos restantes visitantes em diversas características, tais como motivações para viajar, composição do grupo de viagem, interação com os residentes locais e satisfação com a viagem.

Keywords : Qualidade de vida (QV); Turismo; Impacte; Segmentação; WHOQOL.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )