SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Parcerias negócios-comunidade: o link com o desenvolvimento do turismo local sustentável na Tanzânia?Publicidade online na indústria do turismo e seu impacto sobre os consumidores: Um estudo para investigar as ferramentas de publicidade online, o grau de utilização e a preferência dos utilizadores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

CARNEIRO, Maria João  e  EUSEBIO, Celeste. Segmentação do mercado turístico usando o impacto do turismo na qualidade de vida. TMStudies [online]. 2011, n.7, pp.91-100. ISSN 2182-8458.

A qualidade de vida (qv) tornou-se uma questão central na vida das pessoas e a pesquisa sobre este assunto aumentou consideravelmente nas últimas décadas. No entanto, alguns dos estudos que têm sido realizados sobre qv adotaram apenas indicadores objetivos e a pesquisa sobre qv é ainda muito escassa em algumas áreas de estudo, como por exemplo no turismo. Além disso, a maioria dos estudos que têm sido realizados no turismo sobre qv focam-se na avaliação da qualidade de vida dos residentes de destinos e negligenciam a segmentação baseada na qv como uma ferramenta para segmentação de mercado. O objetivo deste estudo é colmatar algumas das limitações anteriormente referidas e, especificamente:(i) medir a perceção dos visitantes do impacte do turismo na sua qv através da adoção de indicadores subjetivos; e (ii) segmentar os visitantes com base nas perceções do impacte do turismo na sua qv. Os resultados do estudo revelam que o turismo é suscetível de ter um impacte mais positivo sobre os domínios psicológico e social da qv e que a qv é uma boa base para a segmentação do mercado turístico. Os visitantes que percecionam mais impactes positivos do turismo na sua qv diferem dos restantes visitantes em diversas características, tais como motivações para viajar, composição do grupo de viagem, interação com os residentes locais e satisfação com a viagem.

Palavras-chave : Qualidade de vida (QV); Turismo; Impacte; Segmentação; WHOQOL.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )