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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

SAß, Juliane. Publicidade online na indústria do turismo e seu impacto sobre os consumidores: Um estudo para investigar as ferramentas de publicidade online, o grau de utilização e a preferência dos utilizadores. TMStudies [online]. 2011, n.7, pp.101-107. ISSN 2182-8458.

O estudo descreve as várias ferramentas de publicidade online e seus efeitos nos clientes, em particular nos turistas do Algarve em Portugal. O objetivo deste estudo é averiguar o grau de utilização da Internet por parte de viajantes e turistas, bem como as suas preferências em relação à publicidade online. Além disso, os modernos métodos de marketing on-line são pesquisados e comparados, a fim de se encontrar os mais bem sucedidos. As tendências atuais e os mais eficazes métodos de publicidade on-line são pesquisados por meio da revisão da literatura, uma entrevista pessoal com o gerente de marketing e vendas do Robinson Club Quinta da Ria em Portugal e através de um inquérito. Ao todo 248 turistas foram inquiridos no aeroporto de Faro. Foi possível verificar que a maioria dos turistas no Algarve usa e prefere a Internet como um meio para obter informação relevante da viagem e reservar as férias. A revisão da literatura descreve todos os componentes de publicidade online, tais como Marketing de Busca, publicidade interativa, relações públicas online, marketing viral, opt-in mail marketing e parcerias on-line. Destes métodos, o Marketing de Busca, sobretudo listagens patrocinadas, gera rejeição, se comparado com os resultados orgânicos de classificação. Além disso, os turistas têm atitudes negativas em relação à publicidade banner e pop-up e consideram-nas spam. Opt-in E-mail marketing, por outro lado, gera uma percepção positiva e consequentemente é um dos mais bem sucedidos métodos de marketing on-line. O uso dos mídias sociais representa uma forma de comunicação e ferramenta de publicidade muito eficaz, amplamente difundida, e do agrado dos utilizadores. Em geral, os turistas têm atitudes mais negativas em relação à publicidade na Internet.

Palavras-chave : Publicidade Online; Turismo; Marketing de Busca; Publicidade Interativa; Marketing Viral; E-Mail; Banner; Internet.

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