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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

RIBEIRO DE ALMEIDA, Cláudia. Os Novos Desafios dos Aeroportos Turísticos : O Caso do Aeroporto de Faro. TMStudies [online]. 2011, n.7, pp.109-120. ISSN 2182-8458.

As infra-estruturas aeroportuárias desempenham um papel importante nas regiões onde se inserem, bem como em determinados sectores de actividade, como o turismo. Nos últimos anos, o posicionamento destas infra-estruturas passou de uma atitude passiva para uma atitude mais activa, devido a novas tendências de mercado que têm originado um novo posicionamento e uma nova dinâmica de actividades. O processo de desregulamentação, que ficou concluído na Europa em 1997, originou grandes alterações no sector do transporte aéreo, permitindo a entrada no mercado das companhias aéreas de baixo custo e por consequência uma alteração no sector aeroportuário, uma vez que apresentam características distintas das companhias aéreas regulares tradicionais ou de bandeira, assim como das companhias aéreas charter. O aumento de rotas e frequências oferecido pelas companhias aéreas de baixo custo permitiu o desenvolvimento de novos destinos turísticos um pouco por toda a Europa. A facilidade de reserva, aliada a tarifas atractivas para diversas rotas, permitiu o desenvolvimento de novos segmentos de mercado, como por exemplo o turismo residencial. Um dos principais impactes da entrada destas companhias aéreas no mercado foi a alteração que originou nas estruturas de tráfego dos aeroportos para onde operam, principalmente os que acolhiam tradicionalmente voos de companhias charter. Neste artigo será explorado o caso do Aeroporto de Faro, um exemplo excelente, uma vez que conheceu várias alterações devido ao início da operação das companhias aéreas de baixo custo.

Palavras-chave : Aeroportos; Aeroportos Turísticos; Aeroporto de Faro.

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