SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8El Potencial de los Parques Naturales en el Proceso de Renovación de los Destinos Turísticos Litorales Maduros: el Caso de la Comunidad Valenciana en EspañaTurismo Cultural y Planificación del Viaje: un Estudio de Caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

EURICO, Sofia Teixeira; SILVA, João Albino Matos da  e  VALLE, Patrícia Oom do. Recursos Humanos Qualificados no Turismo: Factores de Diferenciação nos Pólos de Desenvolvimento Turístico do Oeste e de Leiria-Fátima. TMStudies [online]. 2012, n.8, pp.30-40. ISSN 2182-8458.

O presente artigo analisa o impacto de elementos diferenciadores que caracterizam o diplomado em Turismo na sua vida profissional usando como caso de estudo os pólos de desenvolvimento turístico do oeste e de Leiria-Fátima. O reconhecimento da importância da qualificação dos recursos humanos no Turismo, em consonância com a atenção que os estudos em Turismo têm vindo a alcançar ao nível do ensino superior adquirem maior relevo se considerarmos o dinamismo e a metamorfose constantes dos mercados e a realidade socioeconómica que caracterizam os nossos dias. É neste contexto que se justifica a análise do enquadramento profissional dos diplomados em Turismo, para uma avaliação do peso de diferentes factores, de cariz mais académico, socioeconómico ou profissional, no decorrer do seu percurso no mercado de trabalho. Por meio de uma análise univariada, que permitiu a caracterização da amostra, e de uma abordagem de cariz inferencial, que possibilitou uma análise das relações entre as variáveis potencialmente diferenciadoras dos indivíduos, obtiveram-se resultados que permitem analisar os diplomados do ensino superior em Turismo sob diferentes perspectivas, como o in/sucesso escolar e a sua integração no mercado de trabalho. Os resultados indicam que factores relacionados com o género e a idade, com a frequência de formação pós-graduada, com o cargo desempenhado e com a experiência de trabalho prévia à conclusão da licenciatura podem influenciar a situação profissional do indivíduo.

Palavras-chave : Ensino Superior; Emprego no Turismo; Qualificação de Recursos Humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )