SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Tributación de las Agencias de Viajes: Fiscalidad Directa e Indirecta. Situación Actual y Propuestas de FuturoLa Administración Inteligente Como Factor para Reducir el Fracaso Empresarial índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

SARMENTO, Elsa De Morais  e  NUNES, Alcina. Criação de Empresas em Portugal e Espanha no Período 2000-2007: Análise Comparativa com Base no World Bank Group Entrepreneurship Survey (Wbges). TMStudies [online]. 2012, n.8, pp.116-131. ISSN 2182-8458.

Do Inquérito ao Empreendedorismo do Banco Mundial (WBGES 2008) resultou uma extensa base de dados de cerca de uma centena de países. Com base nesta fonte de informação, exploram-se as trajectórias de evolução da criação de empresas entre 2000 e 2007, em Portugal e Espanha. A informação disponível para as duas economias é ainda comparada com fontes adicionais de informação nacional e internacional. A análise dos dados do WBGES valida estudos anteriores, que apontam para taxas de criação de empresas em Portugal relativamente mais elevadas. Portugal evidencia ainda uma volatilidade superior no que se refere ao registo de empresas, enquanto Espanha detém uma densidade empresarial considerável. Finalmente, observa-se que Portugal e Espanha apresentam densidades empresariais superiores à média da União Europeia e da OCDE, mas possuem taxas de registo de novas empresas relativamente mais baixas, o que leva a concluir por uma relativa menor dinâmica empresarial a nível ibérico.

Palavras-chave : Empreendedorismo; Banco Mundial; Registo de Empresas; Portugal; Espanha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )