SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O desenvolvimento de redes sociais e web 2.0 nas cadeias hoteleiras de topo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

REYNOLDS, Paul. Empresas hoteleiras e ambientalismo empresarial. TMStudies [online]. 2013, vol.9, n.1, pp.07-12. ISSN 2182-8458.

Os hotéis consomem uma grande quantidade de recursos na forma de energia e de água, e muitos hotéis são construídos em ambientes frágeis. Apesar do forte interesse na sustentabilidade ambiental, as empresas hoteleiras têm uma relação difícil com o compromisso de, por um lado, garantir credenciais ambientais e ao mesmo tempo agradar aos seus clientes e manter a vantagem competitiva. Como é que as empresas hoteleiras concebem e gerem as suas estratégias no seu relacionamento com o meio ambiente natural? Quais são os fatores que influenciam a sua escolha? Este documento identifica quatro antecedentes importantes para o ambientalismo empresarial e analisa-os no quadro político/económico delimitado pela teoria dos stakeholders. O surgimento das questões ambientais e as implicações para a estratégia são debatidas, assim como as implicações teóricas e práticas de integração das questões ambientais nas estratégias das empresas.

Palavras-chave : Hotéis; ambientalismo empresarial; cidadania corporativa; teoria dos stakeholders.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )