SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Beyond the glass ceiling: a gendered and cultural hospitality management discourse on the advancement of women based on integrated research paradigmsLinking past and future research in tourism management through the lens of marketing and consumption: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

TIAGO, Maria Teresa Borges  and  TIAGO, Flávio Gomes Borges. A influência dos adolescentes no processo de compra de viagens de lazer. TMStudies [online]. 2013, vol.9, n.1, pp.28-34. ISSN 2182-8458.

A interação e influência das crianças e dos adultos nos processos de decisão de compra familiares têm sido alvo de inúmeros trabalhos académicos. As evidências empíricas apontam para uma decisão partilhada, quer na fase de reconhecimento do problema, quer nas últimas etapas do processo de decisão. Neste artigo a tónica é colocada na influência e nas táticas negociais empregues pelos adolescentes nesse processo familiar, que não tem sido alvo de grande atenção, apesar da reconhecida importância deste segmento, tanto pelos investigadores como pelas empresas. Assim, procura-se com este trabalho aferir as perceções e as táticas empregues pelos adolescentes e pelos seus progenitores com relação a dois tipos de produtos: viagens de lazer e cereais para pequenos-almoços. A escolha de dois tipos de produtos com tipologias e complexidade diferente permite retirar ilações quanto aos padrões empregues e à influência das caraterísticas demográficas no comportamento familiar de decisão de compra.

Keywords : Processo de decisão de compra; adolescentes; viagens de lazer; turismo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )