SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Para além do tecto de vidro: um discurso da gestão hoteleira centrado no género e na cultura sobre o avanço das mulheres com base em paradigmas integrados de investigaçãoInvestigação passada e futura sobre gestão do turismo, marketing e consumo: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458

Resumen

TIAGO, Maria Teresa Borges  y  TIAGO, Flávio Gomes Borges. A influência dos adolescentes no processo de compra de viagens de lazer. TMStudies [online]. 2013, vol.9, n.1, pp.28-34. ISSN 2182-8458.

A interação e influência das crianças e dos adultos nos processos de decisão de compra familiares têm sido alvo de inúmeros trabalhos académicos. As evidências empíricas apontam para uma decisão partilhada, quer na fase de reconhecimento do problema, quer nas últimas etapas do processo de decisão. Neste artigo a tónica é colocada na influência e nas táticas negociais empregues pelos adolescentes nesse processo familiar, que não tem sido alvo de grande atenção, apesar da reconhecida importância deste segmento, tanto pelos investigadores como pelas empresas. Assim, procura-se com este trabalho aferir as perceções e as táticas empregues pelos adolescentes e pelos seus progenitores com relação a dois tipos de produtos: viagens de lazer e cereais para pequenos-almoços. A escolha de dois tipos de produtos com tipologias e complexidade diferente permite retirar ilações quanto aos padrões empregues e à influência das caraterísticas demográficas no comportamento familiar de decisão de compra.

Palabras clave : Processo de decisão de compra; adolescentes; viagens de lazer; turismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )