SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Strategic process and organizational knowledge: Towards a pattern of strategic knowledge managementInvestigating the influence of reference group judgements of global warming on consumers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

MCCARTHY, Breda  and  MURPHY, Laurie. Quem está comprando alimentos orgânicos e porquê?: Consumerismo político, características demográficas e motivações dos consumidores de North Queensland. TMStudies [online]. 2013, vol.9, n.1, pp.72-79. ISSN 2182-8458.

O mercado de alimentos orgânicos é um dos setores de alimentos que mais cresce na Austrália, com uma taxa média de 50% de crescimento no mercado nacional de 2008 a 2010 (Relatório do Mercado Orgânico da Austrália, 2010). Este trabalho concentra-se em identificar as características demográficas dos compradores de alimentos orgânicos, os fatores motivacionais que impulsionam a compra de alimentos orgânicos e o papel da cidadania política nas escolhas alimentares. O artigo conclui que o comprador de alimentos orgânicos é geralmente do sexo feminino e bem-educado, mas a idade, renda e presença de crianças no agregado familiar não são traços distintivos. O estudo sugere que o consumerismo político pode ser uma força motriz para o consumo de alimentos orgânicos, que foi expressa na desconfiança das empresas; na falta de fé no governo; em preocupações mais amplas sobre os padrões de uso da terra agrícola no contexto da sustentabilidade e na tendência de envolvimento em boicotes e assinatura de petições. Variáveis ​​como gosto, frescura do produto e bem-estar animal foram fatores motivadores importantes. Enquanto os consumidores têm conhecimento suficiente para distinguir entre alimentos produzidos de forma convencional e alimentos cultivados organicamente, existem lacunas no nível de conhecimento sobre todos os requisitos para padrões orgânicos do consumidor. Os resultados fornecem um valioso contributo para a literatura sobre o que motiva as decisões de consumo de produtos orgânicos. São discutidas também as implicações para o marketing, campanhas educativas e de rotulagem de alimentos.

Keywords : Consumo de produtos orgânicos; demografia; rotulagem orgânica; certificação; consumerismo político.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )