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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

MCCARTHY, Breda  e  MURPHY, Laurie. Quem está comprando alimentos orgânicos e porquê?: Consumerismo político, características demográficas e motivações dos consumidores de North Queensland. TMStudies [online]. 2013, vol.9, n.1, pp.72-79. ISSN 2182-8458.

O mercado de alimentos orgânicos é um dos setores de alimentos que mais cresce na Austrália, com uma taxa média de 50% de crescimento no mercado nacional de 2008 a 2010 (Relatório do Mercado Orgânico da Austrália, 2010). Este trabalho concentra-se em identificar as características demográficas dos compradores de alimentos orgânicos, os fatores motivacionais que impulsionam a compra de alimentos orgânicos e o papel da cidadania política nas escolhas alimentares. O artigo conclui que o comprador de alimentos orgânicos é geralmente do sexo feminino e bem-educado, mas a idade, renda e presença de crianças no agregado familiar não são traços distintivos. O estudo sugere que o consumerismo político pode ser uma força motriz para o consumo de alimentos orgânicos, que foi expressa na desconfiança das empresas; na falta de fé no governo; em preocupações mais amplas sobre os padrões de uso da terra agrícola no contexto da sustentabilidade e na tendência de envolvimento em boicotes e assinatura de petições. Variáveis ​​como gosto, frescura do produto e bem-estar animal foram fatores motivadores importantes. Enquanto os consumidores têm conhecimento suficiente para distinguir entre alimentos produzidos de forma convencional e alimentos cultivados organicamente, existem lacunas no nível de conhecimento sobre todos os requisitos para padrões orgânicos do consumidor. Os resultados fornecem um valioso contributo para a literatura sobre o que motiva as decisões de consumo de produtos orgânicos. São discutidas também as implicações para o marketing, campanhas educativas e de rotulagem de alimentos.

Palavras-chave : Consumo de produtos orgânicos; demografia; rotulagem orgânica; certificação; consumerismo político.

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