SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Quem está comprando alimentos orgânicos e porquê?: Consumerismo político, características demográficas e motivações dos consumidores de North QueenslandO papel moderador da estratégia e do ambiente na relação entre a liquidez e o investimento das empresas: um modelo com dados em painel índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

SANTOS, Maria A.O. Dos. Investigando a influência das opiniões e críticas do grupo de referência do aquecimento global sobre os consumidores. TMStudies [online]. 2013, vol.9, n.1, pp.80-84. ISSN 2182-8458.

Objetivo: analisar a influência das opiniões e críticas dos diferentes grupos de referência do aquecimento global sobre os consumidores. Metodologia: Uma escala para medir a influência das opiniões e críticas do grupo de referência sobre os consumidores foi desenvolvido por meio de pesquisa secundária. A escala foi avaliada por pesquisadores de renome e um estatístico. Foi sujeita a um pre-teste antes de aplicada aos consumidores em centros comerciais. 548 respostas foram obtidas e os dados foram analisados ​​usando o IBM SPSS Statistics versão 20.0. O alfa de Cronbach para a escala grupo de referência é 0,889. Resultados: estatísticas descritivas revelaram que a maior influência do grupo de referência sobre o aquecimento global sobre os consumidores vinha dos especialistas na área. Resultados do teste t independente de gênero revelaram que não houve diferenças estatisticamente significativas nas respostas entre respondentes do sexo masculino e feminino, enquanto a análise de variância simples (ANOVA one-way) revelou que houve diferenças significativas nas respostas entre grupos pertencentes a diferentes grupos étnicos e grupos etários. No entanto, não houve diferenças significativas nas respostas dos grupos com diferentes níveis de ensino usando a análise de variância simples (ANOVA one-way). Conclusões: As opiniões e críticas do grupo de referência do aquecimento global podem ser utilizadas para influenciar os consumidores em relação ao aquecimento global. Especialmente quando são especialistas na área. A utilização das opiniões e críticas do grupo de referência e a segmentação dos consumidores com base nos grupos etários e étnicos pode ser benéfica na tentativa de influenciar certos grupos de consumidores em relação ao aquecimento global. No entanto, a segmentação dos consumidores em função do sexo e da educação, a fim de usar a influência do grupo de referência não parece benéfica, já que não há nenhuma diferença nas suas respostas.

Palavras-chave : Influência dos grupos de referência; consumidores; aquecimento global.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )