SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Incidence of corporate characteristics in the policy of voluntary disclosure of intellectual capital information: evidence in spanish companiesPerceived internal employability as a key factor in organisational citizenship behaviour and intention to quit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

FERNANDES, Paula Odete  and  CORREIA, Luís Ferreira. Atitudes do consumidor em relação às práticas do marketing em Portugal. TMStudies [online]. 2013, vol.9, n.2, pp.86-92. ISSN 2182-8458.

Com o presente trabalho de investigação pretendeu-se medir e conhecer a atitude do consumidor português face às políticas do Marketing‑Mix, nas diferentes regiões de Portugal Continental através da aplicação de um inquérito. A dimensão da amostra para aferir sobre a população foi de 600 indivíduos selecionados proporcionalmente à população existente com mais de 15 anos, de acordo com os dados da mesma fonte. De referir que para tal assumiu-se um erro de precisão de 4% e um nível de significância de 5%. Os principais resultados permitiram observar que os consumidores manifestaram uma atitude positiva relativamente as atividades de Marketing-Mix qualidade do produto e distribuição e vendas, pois a satisfação nos respetivos parâmetros corresponde às expectativas dos mesmos. Por outro lado, revelaram uma atitude negativa quanto à política de preço dos produtos e à política de comunicação, pois os consumidores revelaram uma insatisfação para estas atividades.

Keywords : Atitude do consumidor; políticas do marketing; sentimentos em relação ao marketing-mix; satisfação do consumidor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )