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Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458

Resumen

BATISTA, Maria da Graça; COUTO, João Pedro; BOTELHO, Diana  y  FAIAS, Cláudia. Satisfação e fidelização dos turistas na hotelaria: aplicação ao caso de São Miguel, Açores. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.16-23. ISSN 2182-8458.

Este artigo analisa a influência da qualidade do serviço na satisfação e fidelização dos clientes. Foi realizado um inquérito por questionário aos turistas e, com base nos dados recolhidos, procedeu-se à construção de um modelo de equações estruturais para testar a perceção de qualidade, satisfação e lealdade posterior de turistas. Os resultados sugerem que as principais variáveis que ​​influenciam a satisfação são a qualidade do serviço oferecido e o modo como a gestão do hotel com as reclamações. Os fatores que mais contribuíram para a fidelização do turista foram o comprometimento afetivo, satisfação, preço, gestão de reclamações e a imagem do próprio hotel. Estes resultados apontam para fatores que podem ser usados, pelos gestores, ​​como indicadores de como poderão gerar valor acrescentado para os seus clientes.

Palabras clave : Satisfação cliente; fidelização cliente; qualidade de serviço.

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