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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

CHAVES, Marcirio Silveira; LAUREL, André; SACRAMENTO, Nélia  e  PEDRON, Cristiane Drebes. Análise de aspectos, sentimentos e tipos de atitude em avaliações sobre restaurantes. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.66-72. ISSN 2182-8458.

Este artigo apresenta uma nova abordagem baseada na Teoria de Avaliação para analisar avaliações online abertas e geradas pelo utilizador sobre restaurantes. Foram selecionadas avaliações (n = 1.100) de restaurantes de duas regiões turísticas portuguesas e focamos, através de análise de conteúdo, no reconhecimento dos principais aspectos, sentimentos e tipos de atitude mencionados em tais avaliações. Também foram medidas a concordância entre avaliadores para o reconhecimento dos tipos de atitude. Os principais resultados mostram que a Qualidade da Comida, Pessoal e Comunicação, Preço e Atmosfera são os aspectos mais frequentes mencionadas nas avaliações. Apreciação positiva é a atitude expressa na maioria das frases. A maioria dos comentários apresenta uma avaliação positiva dos restaurantes. A concordância entre avaliadores sobre o reconhecimento dos tipos de atitude varia entre 0,82 e 0,92. Os resultados evidenciam os principais aspectos que os gestores de restaurantes devem considerar para tomar decisões, a fim de melhorar o negócio.

Palavras-chave : Gestão de restaurantes; avaliações online; tipos de atitude; teoria de avaliação.

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