SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Análise de aspectos, sentimentos e tipos de atitude em avaliações sobre restaurantesGuias de rafting, lazer e liminaridade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

SANTOS, Margarida Custódio; FERREIRA, Ana Maria  e  COSTA, Carlos. Os fatores que influenciam a competitividade dos destinos turísticos maduros. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.73-81. ISSN 2182-8458.

Muitos dos modelos de competitividade dos destinos turísticos apresentados até ao momento, para além de serem modelos genéricos que visam principalmente identificar os diferentes fatores que influenciam a capacidade de competir dos destinos turísticos e de serem muito difíceis de operacionalizar devido ao elevado número de indicadores que comportam, não equacionam a possibilidade de introdução de elementos explicativos da performance dos destinos. Uma abordagem diferente propõe que se identifiquem os fatores específicos suscetíveis de influenciar a competitividade dos destinos turísticos de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontram. Com o objetivo de identificar esses fatores específicos capazes de influir na capacidade de competir dos destinos turísticos maduros foi efetuada uma extensa revisão da literatura, privilegiando artigos que de forma explícita referissem que os respetivos destinos se encontram na fase de maturidade. Decorrente da revisão da literatura efetuada verificou-se que os fatores suscetíveis de influenciar negativamente a capacidade de competir dos destinos turísticos em fase de maturidade se podem agrupar em torno de quatro grandes áreas. A primeira área reporta-se à deterioração das infraestruturas do destino, a segunda relaciona-se com a gestão dos destinos, nomeadamente a falta de visão estratégica com que são conduzidos, a terceira área refere-se a alguma perda da vitalidade económica desses destinos e a quarta grande área identificada diz respeito aos impactos que a atividade do turismo teve sobre o território, nomeadamente os impactos ambientais, sociais e culturais. Os resultados obtidos no estudo empírico permitem-nos concluir que a ausência de problemas ambientais, não apresentar excesso de construção e ter mantido a autenticidade são percecionados pelos turistas como mais importantes para a competitividade dos destinos turísticos em fase de maturidade do que fatores habitualmente considerados mais relevantes, como os preços e a qualidade do alojamento.

Palavras-chave : Competitividade; fatores específicos; destinos turísticos maduros.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )