SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Influential factors in the competitiveness of mature tourism destinationsLocal residents’ attitudes towards the impact of tourism development in Cape Verde author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

CARNICELLI FILHO, Sandro. Guias de rafting, lazer e liminaridade. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.82-86. ISSN 2182-8458.

Turismo, lazer, sociologia e psicologias são algumas das áreas de estudo que recentemente tem pesquisado as atividades de aventura. Porém, ainda são escassas as pesquisas relacionadas aos guias de aventura bem como suas personalidades, responsabilidades e estilo de vida. Este estudo buscou compreender o comportamento dos guias de rafting durante os momentos de lazer bem como o conceito de ‘liminaridade’ no estilo de vida dos guias. A pesquisa exploratória foi realizada com guias de rafting de Queenstown, Nova Zelândia, utilizando como método para coleta de dados 22 entrevistas semi-estruturadas e 50 dias de observação participante. Os resultados apontam para um relacionamento entre os guias que vai além do ‘trabalho’ permeando ambientes sociais e de lazer e criando um estilo de vida baseado na ‘liminaridade’. Os resultados também revelaram que o relacionamento entre guias e clientes não se limita ao rio e ao rafting, mas se estende a outras esferas onde encontros amorosos entre estes dois grupos é comum. Por fim, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas observado durante os momentos de lazer levanta uma discussão relacionada a um comportamento desviante bem como acerca dos códigos morais e éticos presentes no estilo de vida não-tradicional dos guias de rafting.

Keywords : Guias de rafting; lazer; liminaridade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )