SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Os fatores que influenciam a competitividade dos destinos turísticos madurosLocal residents’ attitudes towards the impact of tourism development in Cape Verde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

CARNICELLI FILHO, Sandro. Guias de rafting, lazer e liminaridade. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.82-86. ISSN 2182-8458.

Turismo, lazer, sociologia e psicologias são algumas das áreas de estudo que recentemente tem pesquisado as atividades de aventura. Porém, ainda são escassas as pesquisas relacionadas aos guias de aventura bem como suas personalidades, responsabilidades e estilo de vida. Este estudo buscou compreender o comportamento dos guias de rafting durante os momentos de lazer bem como o conceito de ‘liminaridade’ no estilo de vida dos guias. A pesquisa exploratória foi realizada com guias de rafting de Queenstown, Nova Zelândia, utilizando como método para coleta de dados 22 entrevistas semi-estruturadas e 50 dias de observação participante. Os resultados apontam para um relacionamento entre os guias que vai além do ‘trabalho’ permeando ambientes sociais e de lazer e criando um estilo de vida baseado na ‘liminaridade’. Os resultados também revelaram que o relacionamento entre guias e clientes não se limita ao rio e ao rafting, mas se estende a outras esferas onde encontros amorosos entre estes dois grupos é comum. Por fim, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas observado durante os momentos de lazer levanta uma discussão relacionada a um comportamento desviante bem como acerca dos códigos morais e éticos presentes no estilo de vida não-tradicional dos guias de rafting.

Palavras-chave : Guias de rafting; lazer; liminaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )