SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Tourism and the demonstration effect: Empirical evidenceTourist attractions as a moderating element in explanatory models for loyalty development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

ABDALLA, Márcio Moutinho; RIBAS, José Roberto  and  VIEIRA, Paulo Roberto da Costa. Os antecedentes da intenção de recomendação de um destino turístico brasileiro. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.104-111. ISSN 2182-8458.

O objetivo desta pesquisa é avaliar os construtos ‘afeto positivo’, ‘afeto negativo’, ‘qualidade do serviço’, ‘valor hedônico’, ‘valor utilitário’ e ‘satisfação’ como antecedentes considerados pelos turistas estrangeiros em sua intenção de recomendar um destino turístico brasileiro. A análise foi suportada por modelagem de equações estruturais de uma amostra transversal de 203 turistas estrangeiros. Os dados foram coletados através de um instrumento estruturado de 22 assertivas, adaptadas a partir do estudo de Babin, Lee, Kim & Griffin (2005). Em relação ao objetivo do estudo, os resultados sugerem que apenas as variáveis latentes ‘satisfação’ e ‘valor hedônico’ estão diretamente relacionadas à intenção de recomendar um destino turístico brasileiro por turistas estrangeiros. Além disso, a análise confirma que a satisfação do turista influencia positivamente a intenção de recomendar o destino, que corrobora a hipótese sinalizada por estudos anteriores.

Keywords : Afeição; destinos turísticos brasileiros; comunicação boca-a-boca; modelagem de equações estruturais; satisfação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )