SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Turismo y efecto demostración: Evidencia empíricaLas atracciones en los destinos turísticos como moderadores en el proceso de lealtad del visitante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458

Resumen

ABDALLA, Márcio Moutinho; RIBAS, José Roberto  y  VIEIRA, Paulo Roberto da Costa. Os antecedentes da intenção de recomendação de um destino turístico brasileiro. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.104-111. ISSN 2182-8458.

O objetivo desta pesquisa é avaliar os construtos ‘afeto positivo’, ‘afeto negativo’, ‘qualidade do serviço’, ‘valor hedônico’, ‘valor utilitário’ e ‘satisfação’ como antecedentes considerados pelos turistas estrangeiros em sua intenção de recomendar um destino turístico brasileiro. A análise foi suportada por modelagem de equações estruturais de uma amostra transversal de 203 turistas estrangeiros. Os dados foram coletados através de um instrumento estruturado de 22 assertivas, adaptadas a partir do estudo de Babin, Lee, Kim & Griffin (2005). Em relação ao objetivo do estudo, os resultados sugerem que apenas as variáveis latentes ‘satisfação’ e ‘valor hedônico’ estão diretamente relacionadas à intenção de recomendar um destino turístico brasileiro por turistas estrangeiros. Além disso, a análise confirma que a satisfação do turista influencia positivamente a intenção de recomendar o destino, que corrobora a hipótese sinalizada por estudos anteriores.

Palabras clave : Afeição; destinos turísticos brasileiros; comunicação boca-a-boca; modelagem de equações estruturais; satisfação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )