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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

KITTERLIN, Miranda  e  YOO, Michelle. As motivações dos festivais e os fatores de lealdade. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.119-126. ISSN 2182-8458.

Todos os anos centenas de festivais e comunidades de acolhimento em todo o mundo veem-se confrontados com uma concorrência crescente tanto entre si como por parte de outras opções de entretenimento disponíveis ao consumidor. É imperioso que os organizadores de festivais compreendam as motivações turísticas para assistir a festivais, de modo a fazerem um planeamento efetivo do festival e conseguirem uma estratégia de marketing e um posicionamento do festival mais produtivos. Este trabalho tem dois objetivos: Em primeiro lugar, investigar se os fatores de festivalscape têm impacto nas motivações dos participantes e no comportamento de lealdade. Em segundo lugar, este estudo pretende examinar se os fatores de festivalscape são influenciados por diferentes tipos de participantes. As implicações práticas para os organizadores de festivais e marketers incluem a importância da personalização das estratégias operacionais e de marketing em função do seu mercado-alvo (local versus não-local). Os contributos académicos deste estudo são ao nível da fundamentação teórica, validando o impacto dos fatores de festivalscape em marketing turístico.

Palavras-chave : Gestão de eventos; festivais; festivalscape; lealdade; motivação.

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