SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Influência dos intermediários de distribuição de produtos turísticos no processo de decisão do meio de hospedagem pelo consumidorO código de defesa do consumidor (CDC) aplicado na hotelaria paulista: 1998 a 2012 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458

Resumen

VASCONCELOS, Alexandre Meira  y  LEZANA, Álvaro Guillermo Rojas. Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.2, pp.133-137. ISSN 2182-8458.

Este artigo tem o objetivo de apresentar o referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos. Usou-se a abordagem qualitativa para selecionar um portfólio bibliográfico publicado de 2002 a 2012 e deles extrair e analisar as referências de maior destaque. Os resultados apontam que a pesquisa sobre qualidade no turismo é baseada em teorias generalistas do final da década de 80 e 90, oriundas principalmente do marketing que são usadas indiscriminadamente para toda e qualquer empresa prestadora de serviços. Estas teorias focam nos aspectos mercadológicos e na qualidade percebida e menos na gestão da qualidade e das operações de serviços. Esta concepção não pode ser desconsiderada, porém é necessária a inclusão de outros conceitos que considerem a amplitude e alcance da qualidade no turismo, tais como a experiência de serviços, responsabilidade socioambiental, gestão da qualidade, gestão de processos, entre outros.

Palabras clave : Referencial teórico; qualidade em serviços turísticos; pesquisa qualitativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )