Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458
Resumo
GOES, António Oscar Santos e BRUGNI, Talles Vianna. Empreendedorismo na perspectiva das empresas de fomento às pequenas empresas. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.19-25. ISSN 2182-8458.
Este paper discute o fenômeno do empreendedorismo sob a ótica de cinco entidades de apoio ao tecido empresarial da cidade de Itabuna - Bahia, Brasil. O ambiente empreendedor, as estratégias, os desafios encontrados na abertura e continuidade dos negócios e a sucessão foram os temas desenvolvidos neste estudo. O referencial teórico aborda o empreendedorismo na dimensão econômica e na dimensão comportamental. Objetivou-se expor o modus operandi dos empresários no gerenciamento das micro e pequenas empresas sob a ótica dos responsáveis das agências de fomento ao empreendedorismo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e bibliográfica e foi realizada por meio de entrevistas e análise de conteúdo, que por sua vez sistematizou as informações coletadas. O atual panorama empreendedor expõe situações favoráveis e desfavoráveis dos empreendedores. Os resultados mostram um ambiente empresarial em situações contraditórias: de um lado, repleto de oportunidades; do outro, muitas incertezas a serem ultrapassadas. A maioria dos empresários desenvolve ações/estratégias de forma empírica e a vivência é o fator mais utilizado na administração.
Palavras-chave : Empreendedorismo; estratégias; negócios; desafios; sucessão.